domingo, 5 de maio de 2013

Braga Semanario, edição de 3 de Maio


 
 
 
 
 
 
 
 
Uma estátua para D. Diogo de Sousa
 
Todas as cidades têm os seu heróis e figuras preponderantes na sua história. Braga também as tem,
com a agravante de parecer pouco as estimar.

O facto do crescimento demográfico intenso da cidade ter proporcionado uma diversidade de proveniências muito vasta, é factor para uma quebra da própria identidade da cidade. Há que fazer ver aos novos bracarenses as tradições, história e factores de identidade.

Rui Ferreira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Há cem anos era anunciado no programa de Festas de S. João um
Festival Aéreo

 
Há exactamente cem anos, no programa das Festas de S. João de Braga, e pela 1.ª vez no Norte de Portugal, era anunciado um Festival Aéreo.
Em 1913, o ponto alto das Festas Sanjoaninas de Braga anunciava uma demostração aérea, algo inédito nos céus do norte de Portugal e a segunda vez a nível nacional.

Evandro Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Presidente. O Discurso. O Carrasco. (1)
 
Aníbal Cavaco Silva " o Labrego " , se ainda vivêssemos em Monarquia poderia se este o cognome com que Aníbal passaria à história.

Façamos uma viagem guiada pelo carácter e a personalidade daquele que à mais tempo está no poder desde o 25 de Abril.

Comecemos por algo que tem sido deliberadamente omitido da biografia da personagem principal da tragédia em que Portugal se está a transformar.

Estranhamente nenhum jornalista, nenhum órgão de comunicação social se deu ao trabalho de analisar a ficha que o sr. Silva entregou na PIDE, de " bom cidadão".

Nela para além de enaltecer as suas virtudes, o sr. Silva oferece os seus serviços ao País, ou seja à polícia política, ao regime...

Uma simples visita à Torre do Tombo, à hora de almoço, para consulta dos Arquivos seria algo que teria sido feito em qualquer democracia, em qualquer País com verdadeira cultura democrática, onde os políticos são escrutinados mal aparecem na vida pública, no que é importante e não naquilo que é acessório.

No mínimo dir-se-ia que é uma falta de carácter, que era um tipo sem qualquer pingo de ética.

Luis Freire de Andrade

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Menos 30.000 salários em impostos! Viva!


No fundo, é disso que se trata, a tal anunciada e esperada declaração do Primeiro-Ministro de todos os portugueses!

Falou ao país, o Primeiro-Ministro, com ar semblante, algo triste, por ser forçado a fazer algo que devia ter sido feito há 10 anos: reduzir a monstruosidade de Funcionários Públicos. E não é nenhum adjectivo. É uma realidade que persiste há mais de 20 anos graças aos governos socialistas… porque como não conseguiam criar emprego no sector privado, colocavam gente no sector público a bem das estatísticas!

Ricardo Freitas

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Uma ideia para a Cidade

 
No passado domingo aproveitei o bom tempo para realizar um exercício físico pela cidade, passando pelo Complexo Desportivo da Rodovia na direção do Santuário do Bom Jesus. Foi impossível não reparar na imensidão de bracarenses, pais e filhos, a desfrutarem das instalações desportivas na parte oriental da cidade. Pensei logo na notícia que dava conta que a juventude de Braga é a que tem menor taxa de reprovações a nível nacional no sistema de ensino e por isso é bem merecida a brincadeira no primeiro dia da semana. Mais à frente reparei no Instituto de Nanotecnologia parecendo um mundo à parte mesmo que a um Domingo. Aquele espaço que em tempos albergou a Bracalândia, um parque de diversões que nos anos 90, tantos forasteiros, sobretudo galegos, atraia a Braga.

João Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A Peste que veio de Real
 

A estação em que nos encontramos, é propícia à existência de várias doenças, nomeadamente a gripe. A preocupação da sociedade para com as crianças e idosos leva a que decorram várias campanhas de sensibilização, visando a prevenção dessas doenças.
Quase todos os anos, estas doenças proliferam pelo país e, claro, na região de Braga. Uma dessas violentas pestes ocorreu nesta região, há 120 anos.
Decorria o ano de 1887 quando Braga foi invadida por um surto de doenças que causaram um elevado número de mortos. Dessas doenças, destacavam-se as bexigas, o sarampo, a varíola e a febre tifóide.
Embora na época essa situação ocorresse com alguma frequência, o certo é que em Março de 1887 verificou-se um surto de tal modo mortífero, atingindo principalmente crianças e idosos, que causou um grande alarme na população.

Joaquim Silva Gomes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

Noticia de última da hora do Braga
Semanário/Blog alfarrábios


Noticia da semana

Por falta de comparência dos independentes que, ganharam a nossa sondagem por um Xito a zero aos atuais autarcas da Sé, Cividade e Maximinos. Com a mais que provavél candidatura de Antônio Sousa a nº 2 da lista do tal Fórum á Câmara de Braga. Com o Seco Magalhães fora da corrida com receio de uma impugnação vinda do Antônio (Cheira) Ferreira, fica caminho aberto para o Luís Pedrosa ser a grande hipótese de vir a ser o primeiro presidente do agrupamento de freguesias Sé, Cividade e Maximinos, que de futuro se virá a chamar freguesia Bracara Augusta. A menos que ainda surja uma forte candidatura de um verdadeiro independente.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Sondagem
Sondagem Junta da Sé+Cividade+Máximinos
Resultados
(10-04-13)
 
1 António Carneiro 73
2 José do Egipto Silva 53
3 João Pedro Fernandes 34
4 Outros 11
5 António Sousa 10
6 João Seco Magalhães 10
7 Armando Rosas 06
8 Ilídio Sousa 04
8 Luís Gonzaga Macedo 03
10 António Ferreira 01
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Foto da Semana
A mais bonita moçoila de Braga no Sec. XX
 

Sem comentários:

Enviar um comentário