domingo, 19 de maio de 2013

Braga Semanario - Edição de 17 de Maio


 
 
 
 
 
 
 
 
 
Interesses públicos...
 
Quando os bracarenses pensavam que o pior já tinha sucedido, nomeadamente recordando o
incompreensível aumento brutal das tarifas de água e saneamento, depois de um ano em que a AGERE deu lucros milionários, ou do estranho caso do aumento e concessão da área de parqueamento automóvel à Britalar, surgiu o caso da Pousada da Juventude, numa inacreditável expropriação citada como "urgente" e que vai saldar a hipoteca da filha e genro do Presidente da Câmara.

A este respeito convém lembrar que a ideia da pousada da juventude nas Convertidas foi admitida pela autarquia, pela primeira vez, no debate público promovido pela Braga + e JovemCoop, a 27 de novembro de 2012. O objectivo era aproveitar um eventual financiamento europeu para recuperar o monumento.

Logo a 31 de janeiro de 2013, Mesquita Machado surpreendeu o universo bracarense dizendo que apoiava o projecto da pousada nas Convertidas, mas que o mesmo poderia ser alargado aos prédios vizinhos; Nesta altura, segundo os dados avançados pelo jornal Público, esses prédios ainda estavam na posse da sua filha e genro... A 30 de abril de 2013 a posse dos imóveis passa para uma empresa imobiliária e quatro dias depois a Câmara Municipal anuncia a expropriação com carácter de urgência dos mesmos imóveis... A 9 de maio de 2013 a Câmara Municipal aprova a tal expropriação urgente, com a conivência de todos os vereadores socialistas, sem pedir a avaliação do imóvel, sem qualquer projecto para o local; sem garantias de financiamento; sem sequer deter a posse das Convertidas - que afinal parece não interessar para nada...

Rui Ferreira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Braga Romana
 
Vem aí a semana da “Braga Romana”, evento que cada vez mais cativa as pessoas, bracarenses e não só, e promove um salutar espírito de convívio, baseado na inspiração histórica.


Os tempos de Bracara Augusta estão documentados nos vários vestígios arqueológicos que Braga timidamente ostenta, sem lhes dar um grande valor.

Quantos bracarenses saberão que as guias graníticas no Largo de S. Paulo pretendem evocar as habitações romanas que ali foram exumadas? Ou quem associa as pedras que se encontram à entrada da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva a um embasamento de um pórtico que circunscreveria uma das maiores ruas romanas de Augusta? Cremos que poucas, ainda que também tenhamos esperança que este cenário se vá invertendo com as sucessivas actividades promovidas pela JovemCoop, que visam aproximar os cidadãos ao seu património e contextualizar as heranças que nos foram legadas.

Ainda assim, há proprietários de estabelecimentos que tentam extrair mais-valias do legado histórico com que foram presenteados aquando das reformulações e obras nos seus edifícios.

Ricardo Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Quando a bota não bate com a perdigota
 
Há coisas que não têm qualquer explicação, senão a única virtude de produzir o espanto que é devido ao escândalo. Isto é, simplesmente, o sentido de vergonha.
Quando em Braga decorria o “V Congresso Nacional das Cidades Educadoras”, tendo por ideia central o papel educador das Câmaras Municipais – isto é, o exemplo que estas devem dar aos seus cidadãos - ao mesmo tempo que ainda se digeria o escândalo da maioria socialista em ter votado a compra dos terrenos da antiga cerca das “Convertidas”, sob o móbil enganoso da preservação do património e da famigerada pousada de juventude, vieram-nos à memória aqueles famosos conceitos de Educação, do não menos célebre sábio brasileiro da especialidade, Paulo Freire, e que dão pela expressão de MANIPULAÇÃO e MANUTENÇÃO do STATUS QUO. Vale pena rever a sua interpretação nos dias que correm para compreendermos melhor aquilo que não tem compreensão:

Miguel Bandeira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Uma Família Portuguesa
 
Uma família portuguesa é constituída por dez elementos a viver debaixo de um tecto comum. Dois
casais unidos por laços de sangue com os respectivos filhos menores, um de cada casal, duas avós, um avô e um tio solteiro. As mulheres de ambos os casais são operárias fabris que contribuem com pouco mais que um salário mínimo mensal lá para o agregado familiar. Um dos maridos tem um trabalho mais especializado o que lhe permite obter uma remuneração mensal um pouco superior a dois salários mínimos.

O outro homem da casa está desempregado e sem qualquer subsidio.

João Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Caminho obscuro

No momento em que escrevo estas linhas não são ainda conhecidas as decisões do Governo acerca do assim
designado
Projeto de Refundação do Estado Social, que deverá ser apresentado à Troika por ocasião da próxima avaliação do programa de resgate. Convirá, no entanto, não perder de vista três coisas: 1ª - Desde o princípio, este “projeto” foi apresentado com base numa única ideia (redução das despesas correntes do Estado); 2ª - Tal ideia fixava, à partida, um número (4 mil milhões de euros); 3ª – Tal número baseava-se num equívoco (o défice releva, em primeira mão, das despesas correntes do Estado).

João Mesquita

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Sondagem

Sondagem Junta da Sé+Cividade+Máximinos

Resultados

(10-04-13)



1 António Carneiro 73

2 José do Egipto Silva 53

3 João Pedro Fernandes 34

4 Outros 11

5 António Sousa 10

6 João Seco Magalhães 10

7 Armando Rosas 06

8 Ilídio Sousa 04

8 Luís Gonzaga Macedo 03

10 António Ferreira 01
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Foto da semana

CDU de Braga visita Associação Os Bravos da Boa Luz
 

Sem comentários:

Enviar um comentário