sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

BRAGA SEMANARIO - Já saiu 1ª edicção de 2013

Ver mais em :
 
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
 
A propósito do livro dos 90 Anos da Associação de Futebol de Braga
Ó gente, desculpem lá! Mas o tratamento que dão no que concerne ao Futebol Feminino e ao seu percurso desde a sua origem na “obra” supracitada é, no mínimo, confrangedor, para não dizer ofensivo.
A “coisa” limita-se praticamente às peripécias atuais, olvidando o que foi todo um historial, que começou com meninas a jogar nas ruas da Sé, passando pelos campos da Rodovia, do Merelinense e até do 1º de Maio. Nesses tempos, para os “velhos do restelo” a ordem era para que as mulheres “ficassem na cozinha”: o sr. Barros Pereira, autor da publicação dos 75 Anos do Sporting Clube de Braga (SCB) afinava pelo mesmo diapasão, cochichando aos ouvidos dos seccionistas de então: “as mulheres não têm nada que jogar futebol” (Comércio do Porto, 1.8.1985). Para historiadores (!), o preconceito sobrepunha-se despudoradamente ao rigor e a cartilha marialva à civilização.
Gabriel Machado
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Homenagem a Nelson Mandela
 
«Mas o tempo, envelhecendo, tudo ensina»
Esquilo, Prometeu Agrilhoado, v, 982
O mito de Prometeu tem sido mote inspirador de inúmeros artistas, desde poetas, romancistas, músicos, pintores, escultores, etc. Prometeu cometeu o crime de dar o fogo aos homens por tanto os amar. Mas o fogo era um privilégio que, na repartição das honras dos deuses, tinha sido atribuído a Hefestos. Por isso Zeus castigou-o de forma severa e, embora a punição fosse dura, Prometeu nunca se arrependeu do que fizera nem nunca se vergou ao poder e à força despótica do tirano Zeus.
António Lopes
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
O Presidente e a BragaCEJ2012
 
Braga foi a cidade escolhida para acolher o título de Capital Europeia da Juventude no ano de 2012 (BragaCEJ2012).
O valor deste título poderia ser um impulso para os jovens acreditarem em si, no seu papel como agentes da cidade e darem o melhor de si, participando activamente na vida de Braga.
Do plano de actividades proposto, muitos jovens e demais cidadãos poderiam pensar que a BragaCEJ2012 seria um grande evento dedicado às artes musicais, pois muitas vezes, a estrutura administrativa não soube comunicar as outras acções (formativas, culturais, desportivas, etc).
Certo é que o plano de actividades (que foi sendo construído) tornou-se ambicioso, atractivo, dinâmico e ecléctico. Se o balanço final converge na opinião de que o maior “motor” da BragaCEJ2012 foram as associações e entidades que dinamizam jovens, seria lícito pensar que tal dinamismo era fruto das políticas juvenis concertadas e estruturantes do município de Braga.
Ricardo Silva
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
A Paixão dos Quatro Irmãos
 
Em todas as regiões ocorreram, ao longo dos tempos, episódios que ficaram na memória de muitas pessoas. São episódios que não apresentam veracidade absoluta e, por isso, não entram na vertente rigorosa da história. Apesar disso, são episódios que, num determinado momento, caracterizam uma época ou uma localidade.
A nossa região está também marcada por vários desses episódios, que algumas pessoas vão guardando e transmitindo às gerações futuras. Um desses episódios terá ocorrido, à entrada da Falperra, em Braga.
A história, verdadeiramente hilariante, e que envolve quatro irmãos e uma mulher, conta-se em poucas palavras:
Joaquim Silva Gomes
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
2013: Parece fácil mas não é difícil…
 
Acabou 2012! Essa é a boa notícia… a má é que começa 2013!
E não me refiro aos crentes do apocalipse que se refugiaram em bunkers na véspera do dia 21 de Dezembro de 2012, o tal Apocalipse anunciado pelos Maias. Afinal, era apenas o fim de uma era, de um período.
Segundo a profecia Maia, este novo ciclo que começa agora irá obrigar a uma mudança radical de mentalidade e forma de viver. Parece estranho mas este discurso que tem milhares de anos parece-me bastante atual e nem preciso referir discursos políticos bem recentes.
Parece que tinham razão, os Maias, quanto à inevitabilidade de mudança de ciclo. Espero já agora que esse novo ciclo apareça, que as mudanças surjam, porque como está Portugal e o mundo agora mesmo… não tem solução aparentemente. Ainda na semana passada tive a oportunidade de encontrar e debater este tema com um dos ilustres cronistas deste semanário e eu falava-lhe que a situação ideal era abandonar definitivamente a “esquerda” e a “direita” e passar adotar uma espécie de algo que fosse “acima” e “abaixo” mas que abandonássemos a ideia clássica da política de “esquerda” e de “direita”. Seja o que for, há que mudar e até aí estávamos de acordo.
Ricardo Freitas
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Os canalhas…
Brotam do nada, sedentos de protagonismo assente num suposto direito feudal arreigado às máquinas partidárias do arco da governação.
Os canalhas…
Recorrem ao ardil da aparência, omitindo a extraordinária leveza de seres repletos de nada e vazios de tudo…
Os canalhas…
Para quem a pose tudo é, constroem personalidades míticas e divinizadas, erigidas por máquinas movidas à base de interesses ilegítimos ou obscuros…
Bruno Silva
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Dez anos é muito tempo..
A Associação Recreativa e Cultural Os Bravos da Boa Luz ali dos lados do Campo das Hortas, comemorou a 5 de Outubro último, o seu décimo aniversário.
Numa unidade hoteleira da região reuniram cerca de duas centenas de associados e familiares, para marcarem com letras de ouro essa efeméride.
 
Nascida após um passeio ao Alto Minho em 05-10-2002, que visava o Convívio e o encontro de amigos que muitos já não se encontravam fazia anos, este acontecimento que parecia fugaz teve o condão de ajudar a criar uma das mais dinâmicas Associações Culturais e Recreativas da cidade de Braga.
Evandro Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário