sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Braga Semanário - Edição de 18 de Janeiro

Ver mais:


ADSE vs ADSL



Parece quase impossível relacionar uma coisa com a outra, mas a verdade é que veio a público com uma velocidade impressionante o desejo do PS em terminar com o sistema de saúde da ADSE. Mais rápido, só com fibra óptica, mas eles ainda não estão tão evoluídos para isso.

Ricardo Freitas

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

As festas ao S. João



Depois do Circuito do Minho, a reportagem bracarense que se segue - ainda no número inaugural da Ilustração Católica (5 jul. 1913) - diz respeito ao S. João.

Catarina Basso

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A Educação do Sr. Crato



Quando a Mariana acabou o 4º ano, a antiga 4ª classe, pediu-me para lhe escrever algo para o livro de curso.



Fica aqui um excerto que servirá de ponto de partida para a reflexão sobre a Educação e o Ensino:



" No primeiro dia de aulas fui-te levar à escola com a Mãe, eras muito pequenina. Eu sentei-me na carteira, e tu ficas-te ao meu colo. A dada altura, enquanto a professora debitava o discurso de apresentação com regras, normas, preceitos, começaste a ficar agitada, saturada, e eu sentei-ta na mesa da carteira num acto de contestação contra o formal e o instituído - a irreverência que deves manter toda a tua vida, de uma forma civilizada mas subversiva.

Naquele dia lembrei-me de quando os meus pais me levaram à escola, no meu primeiro dia, em que tudo era austero, formal.

Luis Andrade

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A Culpa Morreu Solteira



No desempenho da minha profissão de docente, quando qualquer aluno fazia alguma tropelia e era por isso chamado à atenção, a resposta vinha pronta e sempre a mesma: “ Não fui só eu!”.

Daqui se vê que desde pequenos, cultivamos o princípio da irresponsabilidade da culpa, tentando sempre acusar os outros dos nossos erros.

Somos assim. Chego a pensar que é genético dos portugueses.

Se pararmos um pouco para pensar no meio da crise em que vivemos, e observarmos as diferentes tomadas de posição politico partidárias, as manifestações, os protestos, as opiniões dos comentadores, facilmente percebemos o esforço que todos fazem em culpar os outros, e mais grave ainda, fazendo de conta que não é nada com eles.

João Tinoco

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Os caminhos de Braga



O Natal já lá vai, o Carnaval pouco ou nada diz, é a Páscoa, o próximo evento de massas, que traz esplendor à Cidade de Braga. Não tarda também, Santiago de Compostela celebrará os 900 anos do golpe que deu a Braga, não como mais importante cidade histórica do Noroeste Peninsular, mas como centro da espiritualidade católica da nossa região galécia, facto que ainda se verifica até aos nossos dias

João Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Quem se deita com canalha acorda mijado...



Chega a causar náusea o discurso de certos garotinhos (felizmente a maioria dos jovens não pensa assim!) quando se referem ao 25 de Abril e à geração que o levou a cabo. Trata-se de um discurso que tem tanto de imbecil quanto de pueril. Saberá essa canalhada o que era este país antes da revolução dos cravos? Terão eles a mínima ideia de como essa geração vivia e os problemas que enfrentava? Claramente, não!

António Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Devolver Confiança aos cidadãos



Foi com especial atenção que assisti ao debate “Uma questão de Confiança”, realizado no passado dia 16, na Casa dos Coimbras, numa iniciativa conjunta da Braga+ com a JovemCoop.

Entre os oradores convidados estavam Vítor Sousa, Ricardo Rio, José Cordeiro e Luís Tarroso Gomes, todos eles personalidades ligadas à intervenção política, sendo que os dois primeiros afectos a partidos e os últimos dois à visão da participação independente.

Do que ali foi explanado, apreciei a contextualização histórica do Professor Cordeiro, que nos fez recuar ao passado, lembrando como seria Braga há quatro e cinco décadas atrás, com o tecido industrial de S. Victor a funcionar em pleno.

Ricardo Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A CÉSAR o que é de CÉSAR !!!



As próximas eleições autárquicas irão determinar o futuro dos bracarenses num contexto nunca antes vivido. Desde 1976 que o Partido Socialista ganha claramente todas as apostas municipais no concelho de Braga como reconhecimento pelos seus eleitores do trabalho sucessivamente realizado.

Com a gestão socialista, Braga tornou-se uma cidade atractiva que com as polítivas pioneiras implementadas a fizeram subir a 3ª no ranking das cidades portuguessas.

José Manuel Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário