A Comunicação Social vive tempos de
mudança
Em tempos esta atividade foi
considerada o 4º poder, era assim visto ser a única forma de o povo
poder ter algum controle sobre os outros poderes,os três de facto.
Com o tempo, este 4º poder foi parar
ás mãos de meia dúzia, é o Belmiro com o Público, a Sic/Expresso
com o Balsemão, a SportTV/Diário de Noticias/Jornal de Noticias/ O
Jogo com o Oliveirinha, O Correio da Manhã/Record/CM TV já não sei
bem de quem é, a TVI e não sei que mais do Pais do Amaral, etc. De
4º poder deve ter passado a ante-câmara do primeiro. Acontece que o
tempo e este ninguém controla, tratou de criar uma verdeira
“democrácia” dos media, ou seja a NET. Agora qualquer cidadão
tem direito (é necessário também ter unhas) a ter seu orgão de
comunicação social. É o que vai acontecendo, claro que alguns só
têm um leitor, mas outros há que vão começando ter grandes
audiências. É o que sucede com um Blog cá do Burgo, a quem estamos
muito reconhecidos pela divulgação que tem feito do Braga
Semanário. Está na cara que é o www.farricocoiii.blogspot.com,
parta ilustrar o que atrás fica dito, aqui fica uma cronica editada
hoje por aquelas paragens e assinada por um por um famoso cronista
que dá pelo nome de Repórter Xis.
Evandro Lopes
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È bom viver em Braga
A concessão da exploração dos
parquímetros a privados foi a última, embora talvez ainda não a
derradeira, patifaria perpetrada por Mesquita Machado contra a cidade
e os cidadãos de Braga. O direito privado à cobrança de portagens,
como esta do estacionamento, radica no direito feudal da Idade Média.
A concessão do presidente da câmara à Britalar da captura do
espaço público, por quinze anos, reedita o expediente senhorial que
nos faz recuar à idade das trevas.
Custódio Braga
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Bairro das Andorinhas: uma referência
em termos sociais
Nestes últimos anos a cidade de Braga
cresceu e trouxe, inquestionavelmente benefícios para a sua
população. O leque de serviços à disposição dos bracarenses
aumentou. O comércio cresceu, o nível de vida dos seus habitantes
melhorou. Contudo, o crescimento das cidades de média dimensão como
Braga acarreta alguns problemas inerentes a este tipo de situação.
A população residente aumenta e aumenta também a necessidade de as
acomodar, nem sempre da melhor forma. No entanto, quando o actual
executivo camarário criou o Bairro das Andorinhas no longínquo ano
de 1983, constituído por 33 prédios de cerca de 2000 moradores,
estava-se longe de pensar que este mesmo bairro iria ser uma
referência em termos sociais.
J. Paraíso
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Pai ou parteiro de uns, padrasto de
outros, mas mais um coveiro de todos nós
Antes de mais devo confessar a
alteração do assunto para a presente crónica. Alterei, devido a
uma reportagem transmitida por uma estação de rádio, hoje, 21 de
Março, pouco depois das 8h, a anunciar os 20 anos da abertura do
Centro Cultural de Belém.
João Lopes
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Pai
Sou eu e és tu
E aqueles que já partiram
E ficaram em corações desfalecidos
Empobrecidos
Desarmados
Pai
Ainda te vejo, te sinto
Filho, pouco te toco
Relação estranha que se entranha
E, contudo, toco-te
E tocas-me
E ambos sabemos isso
E estamos sempre juntos, sem dúvida
Para além das incertezas
Às vezes com arremedos sem sentido de
distâncias
Marcas, será?, de outros tempos
Em que pai era outra coisa que outras
vidas nos impunham
E, contudo, somos
Gabriel Machado
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A Capela de S. Sebastião das
Carvalheiras
S. Sebastião das Carvalheiras é um
templo religioso, situado no alto da Colina da Cividade de Braga. A
sua arquitectura original não passa despercebida a quem passa pelo
Largo Paulo Orósio.
A actual Capela, reconstruída no
século XVIII, tem a sua origem num templo anterior, cuja morfologia
estava invertida, facto que sabemos pela análise do Mapa de Braun,
datado de 1594.
Este tempo, refundado sob a égide do
arcebispo D. Rodrigo Moura Telles, tem uma forma octogonal, em estilo
barroco, com a torre sineira nas traseiras, seguindo a tradição
bracarense.
Os azulejos que revestem o interior da
capela são painéis alusivos ao martírio de S. Sebastião, formando
um fantástico património azulejar. Também nesta Capela existe o
rolo de cera, com o comprimento das muralhas medievais de Braga, que
era acesso para proteger a cidade das pestes, guerras e fomes.
Ricardo Silva
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O que está por detrás das Praxes?
O que significam e o que escondem?
No dicionário Priberam da Língua
Portuguesa praxe académica significa, "conjunto de regras e
costumes que governam as relações académicas numa universidade
baseadas numa relação hierárquica. "
Na realidade, a praxe académica
significa algo de retrógrado, baseado no que existiu e se quer
perpetuar para preservar os estatutos sociais e as estruturas de
poder, promovendo a substituição dos que o detêm de uma forma
sistematizada, sem causar rupturas no que está estabelecido.
"Praxe é um conjunto de práticas,
que alegadamente, visa a recepcção e integração de novos
estudantes nas instituições de ensino superior em que ingressam.
Luis F. Andrade
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Sondagem:
Sondagem Junta da Sé+Cividade+Máximinos
Resultados
(21-03-13)
1 António Carneiro
57
2 José do Egipto Silva
50
3 João Pedro Fernandes
16
4 António Sousa
10
5 Outros
07
6 João Seco Magalhães
06
7 Armando Rosas
03
8 Ilídio Sousa
03
8 Luís Gonzaga Macedo
02
10 António Ferreira
01
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