sexta-feira, 8 de março de 2013

Braga Semanário, edição de 8 de Março


Carne de vaca, carne de cavalo e substâncias coliformes



"Os animais pastam, os homens comem, mas apenas o homem de espírito sabe comer."

Brillat-Savarin , Anthelme



Recentemente, os incautos europeus confrontaram-se com uma crise alimentícia que abalou a confiança dos consumidores.

Em Portugal, mais concretamente por terras de Bracara Augusta, esta é uma questão que tem suscitado polémica há algum tempo, mormente desde que foram divulgados os dois candidatos autárquicos designados pelo bloco central.

Se, por um lado, Ricardo Rio propagandeia a qualidade da sua carne de vaca, Vítor Sousa tenta desesperadamente dar a entender que de carne de cavalo se trata, quando nos referimos ao herdeiro político de Mesquita Machado, personagem que se orgulha de ter deambulado pelas verdes pastagens bracarenses durante três décadas.

Bruno Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A Fundação da 'Internacional' em Portugal (2)



A Associação Internacional dos Trabalhadores pretende instaurar a Justiça que anda arredia da sociedade, e, no preâmbulo dos seus estatutos, começa pela seguinte frase: «a emancipação dos trabalhadores tem de ser obra dos próprios trabalhadores». Segundo Antero, para que isto seja possível é necessário organizar os trabalhadores de todo o mundo como um exército compacto. Mas essa organização deve ser ao mesmo tempo uma escola que eduque e um centro que prepare os elementos da ordem futura. Este processo é evolutivo. A sociedade é um organismo e os organismos transformam-se, não se revolucionam. Antero refere as greves, as cooperativas de consumo e sobretudo a organização da Associação Internacional, com as suas secções e federações. «A Internacional, pode dizer-se, é um edifício que se forma subterraneamente, que se alteia e cresce, tornando cada vez mais delgada e fraca a camada superficial que o encobre até que um dia, pelo só efeito natural do seu crescimento, rompa essa capa e apareça inteiro, feito, estável e único». Será a sociedade sem classes e até a própria Internacional desaparecerá «a alma da Internacional passará dela para a nova sociedade, encarnando um ser mais perfeito». Já quanto à política, Antero considera que os partidos são uma manifestação da sociedade burguesa, e é necessário que ela se desorganize até ao fim e que os trabalhadores se organizem por completo, porque para o povo nada haverá senão uma república: a República Democrática e social. Daí ele considerar no seu discurso, que o programa político das classes trabalhadoras se cifra numa só palavra: «abstenção».

António Pereira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Lisboa? Que se lx!



Nas últimas semanas fomos surpreendidos com notícias bombásticas (e aqui é mesmo no sentido bélico uma vez que podem trazer mais desgraça e destruição ao país). Há intenções de levar uma nova linha ferroviária para transporte de mercadorias da fronteira com Espanha até Lisboa, a juntar um novo porto de mercadorias na margem sul do Tejo (Grande Lisboa) e eventualmente lançar a construção de uma nova ponte sobre o Tejo, também tendo Lisboa como uma das margens.

Ora face aos últimos vinte anos de investimentos megalómanos no país com pouco retorno económico, onde Lisboa tem a sua ENORME parte de leão, o país quase enfrentou a bancarrota, e ainda há a juntar a esse facto a monstruosa despesa pública, a aberração do BPN, entre outros factores, que explicam em grande parte a austeridade por que passamos nos últimos dois anos.

Pois bem, sendo já difícil de quantificar os gastos em Lisboa no que toca a CCB´s, Expo 98 (demolição de área industrial e construção de edifícios), CRIL´s e CREL´s, Metro´s, Ponte Vasco da Gama,

João Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Deus é do Sp. Braga



Como todos sabem, e ao contrário do que nos fizeram crer alguns filósofos da transição do século XIX para o XX, Deus não morreu.

Foi visto num restaurante de Paredes na companhia de António Salvador.

O presidente do Sp. Braga jantou com Diego Armando Maradona.

Tive a sorte de ser um dos cerca de 100 mil felizardos que, numa tarde de verão, no Estádio Azteca, na cidade do México, vir o astro argentino marcar um golo com a mão de Deus.

A mesma mão que não ajudou os argentinos a vencer a guerra das Malvinas mas que ficou definitivamente na história deste Mundo que um dia se irá evaporar quando um meteorito mais tolo decidir apontar-lhe a trajetória.

Eugénio Queiróz

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Confiança



É uma palavra caída em descrédito, porque hoje desconfiamos de tudo e de todos.

Desconfiamos de um transeunte que vai ao nosso lado na rua, desconfiamos de alguém que nos pede uma informação, desconfiamos da publicidade que nos cai na caixa do correio, desconfiamos das acções de marketing que vemos na televisão, desconfiamos dos políticos porque achamos que são corruptos, desconfiamos do vizinho, etc, etc, etc…

Mas, no meio de uma sociedade evoluída, cada vez mais especializada, em que cada um é bom numa matéria ou área, devemos perceber que precisamos de confiar nas outras pessoas para nos ajudar a colmatar as áreas ou matérias que nós não dominamos.

Ricardo Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O S. João em Braga é o título da reportagem que segue, por ordem cronológica, as imagens publicadas na Ilustração Católica sobre a cidade.

Estamos no segundo número da revista (12 jul. 1913), já distantes da festa (de que já se havia dado ilustração no número anterior), mas é ainda tempo de mostrar ao país a diversidade do programa são-joanino

Catarina Basso

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Foto noticia


Braga vai ser um deserto!


Era este o aspecto da Rua de Diu junto ao D. Maria II, 5ª Feira dia 7 de Março, ás 17 horas.

Evandro Lopes
 

 

Results (Total 82 votes.)

1 José do Egipto Silva
%36,59
30 votes.
2 António Carneiro
%35,37
29 votes.
3 João Pedro Fernandes
%7,32
6 votes.
4 António Sousa
%4,88
4 votes.
5 João Seco Magalhães
%4,88
4 votes.
6 Outros
%3,66
3 votes.
7 Ilídio Sousa
%3,66
3 votes.
8 António Ferreira
%1,22
1 votes.
9 Luís Gonzaga Macedo
%1,22
1 votes.
10 Armando Rosas
%1,22
1 votes.
 
 
Sondagem para a Junta da Sé+C+M
José do Egito Silva, ocupava o primeiro lugar logo seguido de António Carneiro e João Pedro Fernandes fechava o pódio, aquando do fecho desta edição. Como particularidade maior o facto de serem todos da Associação Bravos da Boa Luz, com grande diferença para os actuais autarcas das três Freguesias
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário