domingo, 9 de junho de 2013

Braga Semanario - Edição de 7 de Junho


Lorpas atrás de estátua
 
Älvdalen, Dalarna, Suécia.
Nesta altura do ano, a noite resume-se a um lusco-fusco. Lutar contra a claridade, quando queremos

dormir, exige uma grande dose de cansaço. Temos sorte, amanhã, 6 de Junho é Feriado! É o dia Nacional da Suécia. Não é muito festejado. Ainda não conseguimos perceber, exactamente, porquê. Talvez em alguns anos. A Cultura Sueca tem "algo" que se lhe diga. Em termos de Feriados, já o escrevemos. São mais os civis, e os religiosos que em Portugal.

Por falar em Religião.

Há algumas semanas atrás, ouvimos falar, em mais uma tentativa de instaurar uma estátua ao cónego. Antes do seguinte, devemos esclarecer que, nós, somos Católicos. Ambos, igualmente, nascemos e crescemos, em Braga. Eu, na Cruz de Pedra e Largo das Carvalheiras. A Paulinha no Campo Novo e Guadalupe.

Paulinha e Tó

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Fatos feitos por medida
 
As Eleições Autárquicas preparam-se para, dentro de sensivelmente quatro meses, se assumirem
como uma grande resposta dos Portugueses ao Governo. Posto isto, não me surpreende, infelizmente, a postura de alguns agentes políticos menores que vestem, sempre, um fato à medida da ocasião.

Os membros do Governo de Passos Coelho vão viver tempos de acalmia nos picos da dura campanha que se avizinha para a coligação PSD/CDS.

Ricardo Vasconcelos

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O projecto 'Convertidas'
 
Foi apresentado, em versão relâmpago, um projecto para o agora designado "Quarteirão das
Convertidas".
O projecto versa sobre 10.000m2 de área e será, segundo o executivo municipal, um espaço multifuncional de equipamento de apoio à juventude".
A proposta apresentada inclui a edificação da Pousada da Juventude, um Centro Euro-Atlântico, que já está em funcionamento na Rua de Santo António da Praça, uma Loja Europa Jovem (a funcionar na mesma valência do Centro Euro-Atlântico), bem como terá espaços de restauração e um museu do património e identidade bracarense. A Capela das Convertidas será entregue à Diocese de Braga, por um período de 50 anos.

Ricardo Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Lojas Sociais – um sinal dos tempos
 
Costuma-se dizer que depois da tempestade vem a bonança. O que é certo é que esta fase da
tempestade já dura há dois anos a as mazelas começam a fazer-se sentir, principalmente nas camadas da população mais frágeis e desprotegidas. A necessidade de criar apoios a esta camada da população urge. Existe por parte de alguns agentes políticos locais a preocupação e emergência de colmatar aquilo que ao Estado Central não é capaz de fazer, ou seja, estar perto das populações, ouvir as suas preocupações e necessidades

Jorge Paraíso

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Repensar as Festas de São João
 
Não deixei de ficar chocado com a recente afirmação do maior responsável pelo município a respeito
da Braga Romana, dizendo que este evento já rivaliza com as Festas de São João. Por muito relevo que esta fabulosa iniciativa do pelouro da cultura tenha alcançado, jamais podemos desvalorizar a importância histórica, cultural e comunitária que os festejos sanjoaninos detêm no contexto do município de Braga. Se um presidente da Câmara desvaloriza desta forma o principal evento da sua cidade, então está explicado o porquê do sucessivo esvaziamento de que a programação das festas de São João tem sido alvo nos últimos anos.

De facto, as festas de São João têm tudo para ser o maior cartaz turístico e cultural da cidade, mas efectivamente estão longe de o ser e ninguém parece querer pensar neste assunto a sério.

Rui Ferreira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A Siria

O que começou como um movimento de protesto, há muito tempo se tornou numa revolta que
redundou numa guerra que arrastou toda a região.

Muitos analistas acreditam que a comunidade internacional pouco pode fazer pouco para influenciar - e muito menos controlar - a situação.

Outros afirmam que, caso a comunidade internacional permaneça nos bastidores, os actores regionais irão lutar entre si para "herdar" a Síria. Estas fontes adiantam, inclusive, que a inação deu rédea solta às forças mais radicais.

Bruno Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Sondagem

Sondagem Junta da Sé+Cividade+Máximinos

Resultados

(10-04-13)



1 António Carneiro 73

2 José do Egipto Silva 53

3 João Pedro Fernandes 34

4 Outros 11

5 António Sousa 10

6 João Seco Magalhães 10

7 Armando Rosas 06

8 Ilídio Sousa 04

8 Luís Gonzaga Macedo 03

10 António Ferreira 01

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A Foto da Semana



De hora avante o Jardim dos Bravos

Sem comentários:

Enviar um comentário