sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Braga Semanário, saiu hoje mais uma edição

Ver mais: http://bragasemanario.wix.com/bragasemanario
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<

O Verão azul do Gabriel
Férias: Apúlia
Ano: 1977-78??, Agosto
Factos: …ir de férias; tenda; transporte; localização; lanche; noites na praia; regresso da praia
Luís “Smith”, Gabriel e Jacinto
Naquele tempo só tínhamos duas maneiras de ir de férias: com os pais ou acampando. Hotel ou outro tipo de hospedarias, nem pensar!!! O dinheiro era demasiado curto.

Com o Zé Manel de férias com os pais em Apúlia, a escolha do local era óbvia. Faltava arranjar uma tenda, o que não era tarefa fácil dada a escassez de meios financeiros. Com alguns conhecimentos pedimos uma emprestada ao Miguel?.

Tudo pronto para a jornada......

Gabriel Machado
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Alicerces imperiais ou da falta deles (III)
O pedido Palestiniano de estatuto de Estado observador às Nações Unidas surge com duas décadas de atraso. Após a constatação do esgotamento do processo de paz (Oslo afigura-se actualmente como uma mera miragem), os Palestinianos assumiram a única via possível. De uma assentada, a ANP encostou duas potências à parede, isolando-as politicamente perante a comunidade internacional. Doravante será o fragilizado bloco israelo-americano contra um mundo que brande a uma só voz pelo direito inalianável do povo Palestiniano à autodeterminação

Confrontado com esgotamento da lógica securitária que vem na senda de um radicalismo cada vez mais pungente, o Estado de Israel padece com o enfraquecimento do império americano, o qual já não está em condições de exercer uma mediação construtiva.....

Bruno Silva

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

SÓLON – O Caminho para a Democracia



Lê-se em Sólon, que foi na Lídia, pequeno país da Ásia Menor, que, pelos finais do século VIII princípios do século VII a.C. , se inventou a moeda. Mas foram as cidades gregas da Jónia costeira que se apoderaram da invenção e a espalharam, no vasto movimento colonial que é da mesma época, pelo mundo inteiro.

Até então – conforme os poemas homéricos – o comércio praticava-se pela troca: vinho por cereais, azeite por metal bruto e assim sucessivamente. Contava-se também em “valor de bois”. Aos poucos as permutas começavam a ser feitas através de lingotes de ouro e de prata. Mas estes lingotes não eram puncionados pelo Estado, tinham que ser pesados, sempre que havia permutas, pelos cambistas que erguiam as suas balanças nos mercados. O aparecimento da moeda teve uma importância capital nas relações dos cidadãos: modificou bruscamente a economia natural (ainda meio suportável) e agravou-a. Duas classes estão envolvidas na luta que se trava na Ática e noutros pontos, no século VII: a classe dos possuidores e a classe dos desapossados. Os possuidores têm a terra dos grandes domínios; os desapossados têm poucas terras, a força dos seus braços e o seu número. A proposta de Sólon para a resolução do problema consistirá num conjunto de medidas que assegurarão, aos poucos, a igualdade dos direitos civis e políticos a todos os cidadãos da cidade....

Antonio Pereira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A bomba relógio na Catalunha



As eleições autonómicas foram um verdadeiro fiasco para o partido do Governo, a CiU (Convergência e União). Para que percebam, a CiU é um partido conservador moderado com forte influência e defensora do nacionalismo catalão. É uma espécie de PSD da Catalunha.

Este partido destronou o PSC (Partido Socialista Catalão) há 2 anos quando apareceu a crise do sub-prime em Espanha e permitiu aos partidos da direita (PP e partidos regionais conservadores) atirar a esquerda para a oposição. Nestes últimos 2 anos, a economia espanhola, principalmente a da catalunha, tem entrado numa espiral de recessão que faz com que as pessoas já não saberem o que mais fazer para conseguir viver. A Catalunha, uma das regiões mais ricas da Europa, nao consegue pagar as suas contas e tem neste momento uma dívida gigante e uma taxa de desemprego de 25%. ..

Ricardo Freitas

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

“Reconverter as Convertidas”
 
Na passada 3ª feira, dia 27, duas associações de Braga (a Braga+ e a JovemCoop) uniram esforços para devolver a questão da Casa das Convertidas aos assuntos da ordem do dia.

Fundada na curiosa data de 25 de Abril, mas do longínquo ano de 1722, esta casa foi idealizada para albergar 12 mulheres “proscritas”, que se convertessem a um novo regulamento moral, inspirado na conversão de Santa Maria Madalena.....

Ricardo Silva
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
 
Afinal, quem é o meu Deputado?
Nas últimas eleições legislativas, os minhotos puderam escolher um deputado que o representasse na Assembleia da República. Em vez disso, optaram por seguir a mesma estratégia eleitoral, elegendo deputados que não nasceram no Minho, que não foram criados no Minho, nem tão pouco conhecem o Minho, o que demonstrou mais uma vez, a ignorância política dos Portugueses.
Depois do acto, manifestam-se contra as políticas do Governo, do aumento dos impostos, do crescimento acentuado da taxa de desemprego, da falta de comunicação com os Deputados e claro, o sempre habitual manifesto de reclamação por tudo e por nada mas que, para o inverso nada fizeram, pois o acto principal em Democracia não foi executado de forma livre e consciente!............
Jose Manuel Pereira


>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O Braga Semanario passará a contar com a colaboração da Catarina Basso na próxima edição. Assim passaremos a contar com a colaboração de pontos de vista no feminino. Já tinhamos enviado convites a várias personalidades e estão todas a estudar o assunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário