quarta-feira, 23 de junho de 2010

Amarante, Arq. Carlos Luis Ferreira

CONFERÊNCIA SOBRE CARLOS AMARANTE

A Biblioteca Pública de Braga não podia deixar passar a comemoração do 250º aniversário do nascimento de Carlos Amarante sem evocar esta figura marcante da arte bracarense.
Por essa razão, a BPB vai promover no próximo dia 3 de Dezembro, às 21.30 h., no Museu Nogueira da Silva, a realização de uma conferência cujo tema é Carlos Amarante e a corrente estética do final do séc. XVIII: a obra de talha.
A obra de talha de Carlos Amarante será analisada pela Drª Maria Luisa G. Reis Lima, mestre em História de Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde apresentou uma tese, sobre "A renovação estética da Igreja do Bom Jesus do Monte na época contemporânea", que obteve a classificação de Muito Bom.
A Drª M. Luisa Reis Lima é actualmente assistente do Departamento de Ciências Históricas da Universidade Portucalense, estando a preparar a sua tese de doutoramento, sob orientação da Profª Doutora Natália M. Ferreira Alves, que abordará o estudo de "A talha Neoclássica de Braga".
Na conferência a promover pela Biblioteca Pública de Braga, a conferência debruçar-se-à sobre um aspecto menos estudado da arte de Carlos Amarante, conhecido sobretudo como arquitectura e engenheiro militar da transição do barroco para o neoclássico, que é a sua obra de talha.
A conferência é aberta a todos quantos estiverem interessados em conhecer melhor uma figura nacional de grande relevo artístico, que deixou marcas inapagáveis não só em Braga (Bom Jesus, Pópulo, S. Marcos) como no norte do país (Porto e fortalezas fronteiriças do Minho)

Sem comentários:

Enviar um comentário