sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Braga Semanario - Texto e imagens da crónica de E. Lopes

Ver mais:



Há 99 anos o jornal bracarense Eccos do Minho
esteve nas “bocas” do mundo.
Anunciou em primeira mão a morte do Papa


Por circunstâncias únicas e irrepetíveis, o Jornal bracarense de inspiração católica Eccos do Minho deu a noticia em primeira mão a nível mundial da morte do Papa Pio X em 21-08-1914. Tendo os jornais de Nova York dado a noticia da seguinte maneira: “ Em Braga dizem que morreu o Papa em Roma”.
Só a 22 é que todos os jornais mundiais o noticiaram, no meio das noticias da então começada primeira guerra mundial.
A coisa conta-se muito rapidamente: O Eccos era para a altura um jornal muito avançado, como informamos na última edição o grupo dos irmãos Vilela até fundaram a Ilustração Católica com tecnologia de ponta para a época. Dentro desta estratégia eram clientes pelos vistos priveligiados da Agência Havas. O cor respondente da Havas no Vaticano quando descobriu que o Papa inopinadamente havia se finado, corriu para o telegrafo a fazer despachos e mesmo antes de enviar para a sua sede enviou para Braga.
Acontece que devido á Guerra Europeia que depois foi apelidada de Grande Guerra, o Governo Italiano quando tomou conhecimento do óbito Papal e para melhor analisar com o Vaticano as incidências que tal assunto podia ter a nível interno e inter nacional mandou cortar o telegrafo. Não a tempo de impedir o despacho para o Eccos.Na redação deixou toda a gente de boca aberta, aquele telegrama especial e urgente, expedido diretamente de Roma, com todas as garantias de autenticidade que dizia somente: “ Eccos Braga morreu o Papa nove horas”. O jornal havia acabado de sair precisamente ás nove horas portuguesas, pelo que foi feito de imediato um Suplemento com a noticia que ainda foi encastrado nos jornais disponíveis e colocados nas montras das casas comerciais vizinhas do jornal e enviado para Guimarães, Famalicão e Barcelos.
Mas, nestas coisas há sempre o mas, eis que entra irado pela redação Sua Excelência o Vigário Capitular e dispara: “Quem os autorizou a publicar esta noticia?” “Nós mesmos, responderam os presentes”.
Voltou mais tarde e exigiu que no dia seguinte não dessem a noticia, claro que não foi atendido como comprova as imagens que publicamos em anexo.
Curioso é que três semanas depois, o mesmo Eccos dava informes a todo o Mundo que tinha nascido o Sporting Clube de Braga, mais própriamentea 16-09-1914.

Sem comentários:

Enviar um comentário