sábado, 23 de fevereiro de 2013

BRAGA SEMANARIO - Edição de 22-02-2013


Ver mais:



Lotaria Espacial



Na semana passada, uma zona remota da Rússia viveu momentos de espanto e terror com a queda de um meteorito. Muitas centenas de feridos mas felizmente sem qualquer fatalidade. O que poucos sabem é que a Rússia tem “agradecido” ao longo dos tempos a visita destes corpos celestes que geram um recurso escasso e muitíssimo valioso.

João Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O Porto é quem mais ordena



Nas minhas caminhadas matinais, para manter a forma e controlar o colesterol, frequentemente me cruzo, no Bom Jesus, com grupos de turistas, que neste Outono/Inverno são maioritariamente polacos, russos ou brasileiros. É bom vê-los por cá, porque turistas é sinal de dinheiro e dinheiro é coisa que escasseia nos tempos que correm.

Estaria correto este meu pensamento noutros tempos, porque tendo-me dado ao cuidado de apreciar alguns grupos destes turistas, verifiquei que o único dinheiro que deixavam na visita ao sacro monte bracarense era um mísero euro e vinte por pessoa, que é quanto custa uma viagem no elevador. Uma lástima para a importância e monumentalidade que reveste aquela estância.

João Tinoco

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Os Apóstolos do Neo-liberalismo ou os Cavaleiros do Apocalipse (1)



Vivemos os tempos em que uma nova religião nasceu, com um novo deus - o Mercado. Com novos mitos, apóstolos, anjos...



Taro Aso: O Anjo da Morte Amarelo



" Que Deus não permita que sejam forçados a viver quando querem morrer. Eu iria acordar sentindo-me incrivelmente mal por saber que o tratamento era totalmente pago pelo Governo:" ; " O problema só será resolvido se se deixar os idosos morrer rapidamente. Se os deixarmos morrer logo."; " Doentes mais idosos significam um custo desnecessário para o país"; " A estes pacientes devia ser permitido morrer rapidamente para aliviar a pesada carga financeira que representa o seu tratamento na economia japonesa."

Luis Freire de Andrade

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O S. João de Braga ainda é mais antigo que a Sé de Braga



Ao manusear o acerbo deixado pelo meu saudoso pai, livros, documentos, revistas e jornais, encontrei uma noticia muito interessante de Junho de 1854, relativo aos festejos bracarenses do Santo Percursor*, Santo Galhofeiro* ou seja de S. João Baptista.

Evandro Lopes

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Resignação e reconversão



Um grande ato de coragem e verdadeira atitude de um ser humano que respeita o seu povo cristão, a comunicação de Sua Santidade o Papa Bento XVI. A resignação ao seu mandato por respeito aos católicos e crentes em cristo e o sentido de responsabilidade perante o povo, sacrificando porventura o seu estatuto social e remuneratório em prol de um ideal para toda a igreja católica, visto não sentir condições de prosseguir o seu já longo caminho de benfeitorias na sociedade cristã. A resignação de alguém que, prejudicando a sua pessoa mas continuando a pensar e agir na sociedade e em manifesto comum de ideais para os seu “rebanho”.

José Manuel Pereira

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

A rapariga que não queria casar



A sociedade portuguesa, do pós-25 de Abril, tem adoptado comportamentos que demonstram um corte, em certas áreas radical, com a sociedade salazarista e cujos valores estavam centrados na família e na religião. Para dar um exemplo desta situação, basta apenas referir o caso dos divórcios, que triplicaram nesse período. Aliás, Portugal tem sido dos países da Europa onde o número de divórcios mais tem aumentado. Mas o episódio que quero aqui apresentar, neste dia de namorados, ocorreu há 85 anos, em França, e envolveu o divórcio de um casamento que não chegou a acontecer. O caso envolveu um rapaz e uma rapariga da alta sociedade parisiense e acabou em tribunal.

Tudo começou quando a família da jovem rapariga francesa negociou o seu casamento com o rapaz de outra família distinta de Paris. A rapariga tinha 17 anos e o rapaz 24.

Joaquim da Silva Gomes


Sem comentários:

Enviar um comentário