quinta-feira, 31 de maio de 2012

O Rally ás Beiras no MAISMINHO

Cem anos depois Braga vai voltar a ter um rally com o circuito Braga-Serra da Estrela-Braga. Esta iniciativa, levada a cabo pela empresa OneDay, serve para festejar precisamente o centenário desta prova, organizada por altura do São João. A prova vai ser realizada nos dias 15 e 16 de Junho.
No Largo da Câmara Municipal de Braga irá ocorrer a chegada dos participantes e a atuação da banda militar, no dia 16 de Junho, cerca das 20h20, estando a saída prevista na madrugada do mesmo dia, a partir do Campo da Vinha, cerca das 6 horas, em direção à Serra da Estrela.

"Temos três câmaras confirmadas que vão colaborar connosco: Moimenta da Beira, Manteigas e Vizela, havendo a hipótese ainda de a autarquia de S. Pedro do Sul e da Régua ou Mesão Frio também colaborarem e prestarem apoio aos participantes", refere Evandro Lopes, um dos responsáveis pela organização do evento. Atualmente a prova "é mais turistica e pretende recriar aquilo que ocorreu há cem anos, em que aí sim, houve competitivismo, participando nove concorrentes, quatro de Lisboa, quatro do Porto e um de Viseu", explica Evandro Lopes, que descarta a componente desportiva na recriação do evento.
A iniciativa envolve cerca de 20 municípios, de quatro regiões: Minho, Trás-os-montes e Alto Douro e as Beiras. SegundoCarlos Fernandes, da empresa organizadora do evento, OneDay, "trata-se de uma logística bastante complicada, mas nada que não esteja a ser ultrapassado". "Tentamos envolver uma componente turística em todo o projeto, porque estamos a falar de vinte municípios por onde a prova irá passar, com culturas e tradições totalmente diferentes", refere Carlos Fernandes, adiantando que o evento "está a correr dentro das espectativas, com metade dos objetivos propostos cumpridos".
Há cem anos, dos nove carros que competiram na prova, apenas quatro chegaram à meta. Nos registos da época, sabe-se que não houve nenhum acidente com feridos e que apenas se tratou de avarias nos carros.
No dia 16 de Junho, há portanto uma iniciativa que vai animar ainda mais o S. João de Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário