quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Como amanhã o Sp. de Braga faz 97 anos. Aí vai uma prenda para todos os bracarenses. O 1º Semanário desportivo português (até que alguém consiga prova em contrário), foi criado em Braga em 1916, de seu nome de NORTE DESPORTIVO

Esta descoberta deu que fazer. Há um ano, por altura da descoberta da data da criação do Sp. de Braga em 16-09-1914, descobri que havia sido fundado um Semanário desportivo em Braga, em Janeiro de 1916 e existiu até Agosto do mesmo ano.
Havia um pequeno problema para o trazer à luz do dia, a nossa riquissima BPB não o tinha no seu espólio e nem havia conhecimento dele.
Com a ajuda dos serviços da BPB, foi localizado um em Portugal.
Pedimos a um emissário para o ir ver, ver viu, só não o deixaram fotografar, nem tão pouco fotocopiar. Nessa instituição isso está interdito. Então agora, foi enviado um emissário que o fotografou com o telemovel. As circunstâncias em que foi feita a foto, não permitem para além da prova da sua existência, alguma visualização do que lá está escrito.
Para os nossos leitores poderem ficar com alguns dados, ai fica alguma das nossas notas:
O primeiro numero é de 27-01.1916, o Director era o Sr. Abilio Brandão, o Administrador era o Sr. Manuel Luis Ferreira.
A Sede e Redacção era num edificio da Rua de S. João, 10-A, que era partilhada com o Minho Sport Club.
A noticia mais curiosa que seleccionei, é a que dá conta da criação em 23-03-1916 do Maximinense Futebol Club, com sede na Rua de S. Sebastião, 20. O fundador foi o Sr. Joaquim da Silva Correia e o Capitão Geral o Sr. João Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário