quarta-feira, 24 de maio de 2017


TITULO:




EM 1913 ORGANISADA PELAS FESTAS SANJONINAS DE BRAG A PRIMEIRA DEMONSTRAÇÃO AREA NO NORTE DE PORTUGAL,




SUB TITULO

AS MEMÓRIAS DE BRAGA DO FILHO DO ALFARRABISTA DA ARCADA

EVANDRO LOPES







Antes do mais quero homenagerar aqui uma ilustre Sra. que na antiga Rua Paio Manta para os lados da Ponte e depois de ter enviuvada do Sr. Correolano Costa (dea familia dos famosos armeiros Costa de Braga) muito nova teve de criar creio que 16 filhos e que 12 bchegaram até hoje, ontem fui celebrar o niversário de uma das noras a Filipa, que é umas das dezenas de netos da D. Conceição e qual é o meu espanto, ela em modo de cumprimento disse” Oh Evandro eu vejo o e leio o todas as semanas”.

Isto nada seria de mais se a Dona Conceição não tivesse 90 anos e confirmou junto daquela plateia jovem todos ficaram admirados porque se lembra dce tudo que tenho aqui colocado.




1ª Imagem – Cartaz das Festas de S. João de 1913 em rodopé, em que se pode ver uma originadidade é que não ia ser uma demonstração aera só com aviador, pela primeira vez iam ser dois;




2ª Imagem – Quem organizou tudo foi o Mr. Alexander Sallé até se deslocou a Braga de comboio para estudar o local onde havia de se fazer as aterragens e levantanentos e que recarriu nums terrenos no Sameiro.

A novidade é que não ia a ser um só avião pela primeira vez em Portugal, a pessoa em ponto pequeno era o Inglês Manio e que nunca chegou a Braga, vitima de um incidente no caminho que o vitimou.:




3ª – Image- Desde 19159 que esta façanha está gravada num monumento no Sameiro, pena não ter referência ao malogrado Mániom, mas nunca é tarde.




Quanto ao jornal na mão do Memorialista é oara lembrar que em 2013 com outro amigo tivemos o sonho de voltar a aterrar uma aeronave para celebrar os cem anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário