SUBSIDIOS PARA A BIOGRAFIA DE VASCO SAMEIRO
Vasco Santiago Ribeiro Pereira do Sameiro foi provavelmente o piloto português mais popular, popularidade que se manteve durante toda a carreira do piloto e que se estendia igualmente por terras brasileiras, onde disputou com sucesso várias corridas.
Nascido em Rossas, Vieira do Minho, a 3 de Março de 1906, marcou presença ininterrupta nas corridas desde os anos 30. Numa época em que os pilotos eram vistos como heróis que punham a sua vida em risco pelo seu próprio prazer e dos que assistiam, estes foram seguramente os anos de ouro do automobilismo português, pela qualidade dos participantes e pela adesão popular que se revelava em assistências invejáveis para épocas posteriores. Nesta altura, o automobilismo era uma festa popular e cada corrida tinha os contornos de uma qualquer romaria.
Vasco Sameiro foi um dos mais virtuosos pilotos portugueses da sua época e talvez, sobretudo no período do antes-guerra, o mais internacional. A sua carreira iniciou-se nos anos trinta; era irmão de Gaspar e de Roberto Sameiro, igualmente pilotos (Gaspar ficaria na história como o piloto que venceu o 1º Circuito de Vila Real disputado em 1931 ao volante de um Ford A, tendo Roberto Sameiro participado com um Alfa Romeo 6C 1750). Após a retirada de Gaspar e Roberto das competições, Vasco continuou e, na sua longa carreira, pilotou sobretudo automóveis Alfa Romeo e Ferrari, embora inicialmente tenha pilotado automóveis de diversas marcas. Das provas de quilómetro de arranque, ao volante de Delage e Alfa Romeo 6C 1750, às primeiras provas em circuito, em 1931, ao volante dos Lancia e Invicta.
Em 1932 venceu, para além do Circuito de Vila Real, o II Circuito da Boavista, na categoria Sport, ao volante do Invicta Type S 4,5.
1933 foi um ano de ouro para Vasco Sameiro, então com 27 anos. Ao volante do seu Alfa Romeo 8C 2300 Monza conseguiu a vitória nas três mais importantes corridas nacionais: Campo Grande, Vila Real e Boavista. Conseguiu igualmente vencer a
Rampa da Penha em Guimarães, para além de ter conseguido o 2º lugar no I Circuito de Montejuich e IV Grande Prémio de Penya Rhyn, uma prova internacional que contou com a presença de alguns dos mais notáveis pilotos dessa época, Tazio Nuvolari e Jean Pierre Wimille. Nesta prova, Sameiro conseguiu um prémio em dinheiro no valor de 4000 pesetas, para além de mais 2000 pesetas pela deslocação.
Vasco Sameiro tinha em Henrique Lehrfeld um grande rival, do qual não tinha pejo em afirmar na época ao jornal Stadium: “Não temo o seu valor, e não o admiro porque não toma parte em todas as provas em que eu alinho. E se esse corredor está tão certo da sua superioridade, porque não alinhou no Circuito de Vila Real (1933) como fez, e faz sempre, Alfredo Marinho com um carro de força inferior?” Afirmações feitas devido ao facto de Sameiro ter ficado desagradado com a reportagem que o jornal Stadium havia feito da sua vitória nesse ano no Circuito do Campo Grande em Lisboa, e onde Sameiro afirmava ter o repórter deste jornal em serviço na prova lisboeta desvalorizado o seu mérito, prova onde após hora e meia de corrida havia deixado Lehrfeld (Bugatti 35B) a uma volta.
Em 1937 conseguiu o 4º lugar no Circuito da Gávea no Brasil, naquela que foi a sua 1ª corrida no país irmão de entre muitas que aí disputaria.
Entre os seus fans era conhecido pelo “Rei de Vila Real”, fruto das suas inúmeras vitórias (5) no Circuito daquela cidade transmontana: em 1932 com um Invicta S-Type, onde curiosamente o seu irmão Gaspar terminou em 2º com um Ford A; em 1933, 1936, 1937 e 1938 ao volante de um Alfa Romeo 8C 2300 Monza, um automóvel de que Sameiro acompanhava o desenvolvimento ao proceder a vários ensaios em Itália.
Em 1953 a mudança para a Ferrari veio realçar a sua competitividade,. Primeiro com o 735S e posteriormente com o 750 MONZA trouxeram-lhe inúmeras vitórias nacionais e internacionais
No V Grande Prémio de Portugal disputado a 26 de Junho de 1955 no Circuito da Boavista. durante os treinos, após um acerto, Vasco Sameiro teve um acidente a alta velocidade que resultou no corte em dois do Ferrari 750 Monza. É hospitalizado com graves lesões que o obrigaram a uma longa convalescença e que lhe deixariam marcas para o resto da vida.
Aos 52 anos de idade Vasco Sameiro interrompe em definitivo a sua carreira desportiva, onde sempre demonstrou um enorme virtuosismo e coragem, e de que resultou num palmarés invejável.
Tal como o seu irmão Roberto, Vasco Sameiro era também um entusiasta da aviação, actividade que praticava em Braga, no aeródromo local e que ajudou a criar.
Em 1990 inaugura em Braga o autódromo que ostenta o seu nome numa merecida homenagem que a região lhe prestou..
Vasco Sameiro, faleceu a 27 de Junho de 2001 com 95 anos de idade.
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