A cidade era muito pequena e fechada, aliás como todas as outras do interior e talvez para pior, como esta imagem de inícios do sec XIX demonstra a Poente do Campo das Hortas nada existia para além da sua quinta ainda que da parte Sul era a Rua Da Cruz de Pedra via Largo da Boa Luz;
Ora é até á visita Real a Braga de 1863 o principal eixo de entrada na cidade, nesta imagem podemos vera decoração camarária da entrada no Campo das Hortas a partir da Cruz de Pedra e Lago da Boa Luz, por que o séquito real não tinha por onde mais passar;
na cidade, nesta imagem podemos ver a decoração camarária da entrada no Campo das Hortas a partir da Cruz de Pedra e Lago da Boa Luz, por que o séquito real não tinha por onde mais passar;
Para se ter acesso ao Largo da Estação a partir do Campo da Hortas ainda foi necessário abrir a Rua do Andrade Corvo e a partir do meio da Rua
da Cruz de Pedra foi aberta a Rua Cardoso Avelino, nomes que ficaram na toponímia da cidade até hoje por serem os principais ministros responsáveis pela chegada a Braga de tão grande desenvolvimento..
E finalmente em a 20 de Maio 1875 com a família Real a bordo e também com o Rafael Bordalo Pinheiro autor desta ilustração da "Andorinha" a chegar a Braga.
Tudo se iria mudar em Braga em todos os aspetos sociais, económicos, comerciais, industriais e dos costumes.....
Mas antes de passarmos aos próximos capítulos , convém que fiquemos com a ideia de como eram os transportes antes da chegada a Braga da "Andorinha" e que era assim que funcionava á seculos
Sem comentários:
Enviar um comentário