domingo, 1 de setembro de 2013

Braga Semanario - edição de 31 de Agosto






TELEVISÃO EM BRAGA
Em 16 de Maio de 1987 no decorrer do meu programa de rádio “quem será “ surgiu a ideia da
criação de uma televisão regional a que se deu o nome de TRB – televisão Regional de Braga.19 de Julho iniciou-se a primeira emissão da TV com a reportagem de rua sobre as eleições desse dia, na banda UHF canal 32Mais tarde em Assembleia Geral da Associação por Sugestão do associado Eduardo Melo Peixoto foi deliberado por unanimidade a criação de uma rádio.
21-7-87 foi emitido o primeiro filme da TRB . Bem –Hur.18-987 foi emitida a primeira transmissão em directo do Clube 84
26-12-87 Olga Cardoso apadrinha as primeiras emissões de rádio da RTM na frequência de 93
Em Janeiro de 1988 deu-se inicio as emissões regulares da RTM
Maio de 1989 foi-nos atribuído o alvará de licenciamento com a primeira frequência em 93,9
Com o decorrer do tempo, tinha-mos já uma actividade muito significativa, embora modesta para os nossos recursos e com um enorme espírito de entreajuda, respeito e amor a camisola.
Chega-nos entretanto inúmeros ecos da opinião publica que nos ia gratificando enquanto nos estimulava e nos responsabilizava mais a cada dia.
Já com o alvará em nossa posse, fui com mais três elementos da direcção apresentar cumprimentos ao Governador Civil. Aqui na sua ausência fomos recebidos pelo seu secretário (N.C.) que no final se vira para o seu compincha e diz : “Agora vê lá se agarras isso e não a deixes fugir”.
Este (J.C.) em conluio com outros elementos ( todos do PSD ), tudo fizeram para se apoderarem da estação da rádio, minando-a dia a pós dia, não se coibindo de práticas menos dignas.
Os atropelos foram tantos por parte deste (J.C.) que à surdina ( mentindo e enganado a maioria dos associados) deu um sórdido golpe na Associação em Junho de 1990. Golpe este que durou alguns meses provocando inúmeros processos judiciais, todos perdidos pela direcção.Nesta ocasião e pela calada da noite, foram efectuadas chamadas anónimas com ameaças de morte a quem os enfrentava.Tais atitudes levou ao encerramento das instalações da rádio e o alvará à exploração de uma rádio nacional R.C.P..Esta é uma muito, muito breve resenha histórica de uma associação em que alguns elementos do PSD local se preocuparam na sua destruição.Aqui fica o registo deste tempo negro e tenebroso para memória futura deste crime feito a sociedade Bracarense.
Fernando Mendes
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
A avaliação ao professor
 
O professor Jesualdo Ferreira é um técnico de futebol cuja competência é inquestionável e a sua longa experiência em várias equipas por


onde passou, mais os títulos que conquistou, fazem dele o “decano” dos treinadores portugueses.
Porém, o professor não encontrou ainda a metodologia certa para colocar o Braga na fase de grupos duma competição europeia. Diz-se que não há duas sem três. O professor que falhou a qualificação em 2004 contra os escoceses do Hearts e em 2005 contra os sérvios do Estrela Vermelha, também não foi capaz de ultrapassar os desconhecidos romenos do Pandurii, nesta sua segunda passagem pelo comando dos guerreiros da pedreira.
E porque no quotidiano não só os alunos são avaliados, neste rescaldo do inesperado insucesso europeu do Braga também o professor vais ser submetido a uma avaliação.
Ricardo Jorge
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
16 De Setembro de 2014 – O Centenário do Sporting Clube de Braga
 
O Sporting Clube de Braga está a um ano de comemorar o seu centenário, tratemos pois de elaborar um Programa concreto para as


comemorações de tão enorme e fascinante efeméride que honre este grande clube.
Existe um documento que atesta o nascimento do Clube em 1914 nomeando as pessoas envolvidas na fundação do Clube, a saber: presidente da Direção António de Oliveira Braga, Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Capitão Geral João Lopes Azevedo Júnior e Presidente do Conselho Fiscal António M. Rodrigues. Verifica-se depois um hiato noticioso até 1919 que já foi alvo de análise por parte de historiadores mas que essencialmente tem a ver com o facto da eclosão da Primeira Guerra Mundial onde Portugal teve participação ativa. Mais tarde, em 1921, efetua-se o registo em escritura pública no Governo Civil de Braga e essa tem sido a data reconhecida pelos orgãos dirigentes do clube.
João Machado
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
O Primeiro Minhoto
 
Nas últimas semanas temos recebido boas notícias em diferentes áreas sobre feitos alcançados por personalidades minhotas. Carlos Sá,


natural de Barcelos, venceu a ultramaratona de Badwater nos E.U.A., superando todas as dificuldades inerentes daquele que é considerado o ambiente mais hostil do planeta. Não só foi o primeiro minhoto ma também o primeiro português a conseguir tal feito.
João Lopes
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
40 anos e ida e volta a Portugal
 
Falar a partir da Suécia é falar do Tempo. A Metereologia. Fomos e regressamos. Quando partimos, num dia de Sol, estavam 4 graus.


Regressamos e a chuva recebeu-nos. Já não foi estranho. No nosso íntimo sabiamos que assim seria. Um "até breve". Aos dias de ócio, de prazer, dos entes queridos, da boa comida. Regressamos.
É estranho, dizer "regressamos". Esta não é a "nossa terra". Apenas, "regressamos". Desejavamos estar aí. Não estamos. Se é verdade que nunca se está bem, somos Pecadores. Deste modo, será o nosso Tempo de penar.
Tó e Paulinha desde a Suécia
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Agregação de freguesias? E o resto?
 
Em mais uma grande medida do atual governo que se tem pautado de enorme coragem politica, assistimos à reforma da administração local,


concretamente na agregação de freguesias, com a redução de cerca de 25% em todo o território nacional.
Sem existir um conjunto homogéneo de responsáveis autárquicos no direito de apresentação de outras soluções, manifestando como habitual e apenas a sua discordância, exercendo a sua inteira ignorância politica em reformar esta mesma administração local, verificamos que se torna em pouco as medidas tomadas e aprovadas pelos responsáveis governamentais, uma vez, que poderiam ir bastante mais longe, nomeadamente na agregação de municípios, aqui sim, poderíamos verificar uma autêntica redução dos gastos do estado, não só pela redução dos membros do poder local, mas ampliando esta mesma redução, no que concerne às empresas municipais e associações que de uma forma ou de outra estão inteiramente ligadas e relacionadas com o poder locar – diga-se autarquia local.
Jose Manuel Pereira
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Imagem da Semana
 
Auto estrada de 1912, Curvas de Macada.
Talvez a 1ª imagem em Portugal durante o percurso de uma prova de ciclismo.
In, o Livro da História da Bola em Braga de 1908 a 1947.


 
 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário